• Material de apoio
    • Material de apoio em arquivo PPT
  • Cuidados Paliativos
    • 1 - Origem dos Cuidados Paliativos - Hospice x Cuidados Paliativos - Cicely Saunders
    • 2 - A Humanidade precisa dos Cuidados Paliativos; Doenças que necessitam de Cuidados Paliativos
    • 3 - Princípios dos Cuidados Paliativos; Critérios para Indicação dos Cuidados Paliativos
    • 4 - Cuidados Paliativos no SUS; Legislações; A Organização dos Serviços
    • 5 - Modalidade de Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos
    • 6 - Hipodermóclise; Conceito; Histórico; Contraindicação
    • 7 - Hipodermóclise; Sítios de Punção; Medicamentos; Incompatibilidades
    • 8 - Controle da Dor; Tipos de Dor; Classificação e Escalas da Dor
    • 9 - Controle de Sintomas; Processo de Morte e Morrer; Luto
  • Avaliação
    • Exercício de fixação
    • Pesquisa de satisfação

Descrição do curso

Cuidados paliativos é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio de ações de prevenção e alívio do sofrimento. Necessita de uma equipe que atue na identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual. Neste sentido, o curso Cuidados Paliativos descreve com clareza e de forma humanizada, os cuidados que devem permear a prática dos profissionais que prestam assistência. 

Categoria: Assistencial

Informações gerais

Conteúdo
  • 1 - Origem dos Cuidados Paliativos - Hospice x Cuidados Paliativos - Cicely Saunders.
  • 2 - A Humanidade precisa dos Cuidados Paliativos; Doenças que necessitam de Cuidados Paliativos.
  • 3 - Princípios dos Cuidados Paliativos; Critérios para Indicação dos Cuidados Paliativos.
  • 4 - Cuidados Paliativos no SUS; Legislações; A Organização dos Serviços.
  • 5 - Modalidade de Cuidados Paliativos; Equipe Multiprofissional em Cuidados Paliativos.
  • 6 - Hipodermóclise; Conceito; Histórico; Contraindicação.
  • 7 - Hipodermóclise; Sítios de Punção; Medicamentos; Incompatibilidades.
  • 8 - Controle da Dor; Tipos de Dor; Classificação e Escalas da Dor.
  • 9 - Controle de Sintomas; Processo de Morte e Morrer; Luto.
Objetivo

Capacitar profissionais para cuidados com pacientes em cuidados paliativos.

Promover discussões e educação continuada para equipes que atuam nesta área de cuidados.

Oferecer atualizações em relação as técnicas e cuidados com pacientes em cuidados paliativos.

Público-alvo

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, acadêmicos de enfermagem, cuidadores e demais profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar nesta área de cuidado.

Metodologia

A metodologia das capacitações da Gestão OPME/EduHealth é inovadora, pois disponibiliza de maneira inédita a possibilidade de aprimoramento técnico on line aos profissionais que atuam na área da saúde, auditoria, estudantes da área da saúde e demais interessados em conhecer sobre cuidados paliativos. As capacitações on line permitem ao aluno acompanhar o curso no horário mais favorável e assim possibilitar aquisição de novos conhecimentos no aconchego de sua casa.

Com foco no aprendizado do aluno, o curso Cuidados Paliativos apresenta conteúdo didáticos, com exemplos práticos do dia a dia favorecendo um aprendizado diferenciado, com videoaulas e material didático para auxiliar na capacitação da equipe para estes cuidados.

Certificado

O certificado estará disponível via sistema após finalização de todas as etapas do curso pelo aluno. É classificado como curso de qualificação profissional, amparado pela Lei nº. 9394/96. O nome impresso no certificado sairá de acordo com o preenchimento dos dados cadastrais do aluno.



Professores


Juliana Balbinot Reis Girondi

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica. Pós-graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduação em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde - FIOCRUZ. Atualmente é Professora Adjunta III no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina e no Programa de Pós-graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem Modalidades Mestrado e Doutorado Profissional da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Estomaterapia (Feridas, Incontinências e Estomias), Enfermagem Médico-Cirúrgica, Gerontologia, Enfermagem Oncológica e Saúde Pública. Membro do Laboratório de Pesquisa e Tecnologias em Enfermagem, Cuidados em Saúde da Pessoa Idosa (GESPI/PEN/UFSC) desde 2002. Fellow (2015-2016) do FAIMER Institute, Foundation for Advancement for Medical Education and Research. Membro da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST) desde 2017. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização (SOBECC) desde 2018. Especializanda do Pós-graduação em Especialização de Enfermagem em Estomaterapia - Estomias, feridas e incontinência do Hospital Albert Einstein, credenciado pelo WCET (World C​ouncil of Enterostomal Therapists)/ SOBEST (Associação Brasileira de Estomaterapia). 



Luciana Martins da Rosa

Enfermeira formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-graduação em Enfermagem Oncológica pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Oncológica. Pós-graduação em Projetos Assistenciais. Mestre e Doutora em Enfermagem pela UFSC, área de concentração: Saúde, Sociedade e Filosofia. Enfermeira do Centro de Pesquisas Oncológicas – Instituição Referência em Oncologia no Estado de Santa Catarina, entre 1992 e 2012. Professora Adjunta IV do Curso de Graduação em Enfermagem da UFSC desde 2012. Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem – Modalidade Mestrado e Doutorado Profissional desde 2015. Professora do Curso de Residência Integrada Multiprofissional do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago entre 2013 e 2019 (HU/UFSC). Editora Associada da Revista Texto & Contexto Enfermagem do Programa de Pós- graduação em Enfermagem da UFSC desde 2015. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina desde 2013. Desenvolve atividades de pesquisa no contexto da oncologia, hematologia, hemoterapia, processo de viver humano, cuidados de enfermagem, doenças crônicas não transmissíveis, sistematização da assistência de enfermagem. Desenvolve atividade de extensão voltadas ao ensino em enfermagem, oncologia, doenças crônicas não transmissíveis, ética em pesquisa, diabetes mellitus. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Oncológica, destacando-se os seguintes temas: cuidado de enfermagem, educação permanente, sistematização da assistência de enfermagem, câncer, prevenção do câncer, mulher com diagnóstico de câncer de mama e do colo do útero. Membro do Laboratório de Tecnologia, Pesquisas e Inovação Cuidando & Confortando, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC.